O Morumbi, bairro situado em um dos distritos mais nobres de SP, está localizado na Zona Oeste, apesar de ser comumente considerado da Zona Sul.
A cerca de 15km do centro da capital, o Morumbi é consideravelmente afastado do centro e próximo aos Bairros: Butantã, Pinheiros, Vila Sônia, Vila Andrade e Itaim Bibi.
Muito conhecido por sua arborização e seus casarões, atualmente o bairro conta também com grandes prédios e condomínios modernos. Fazendo com que a região seja cada vez mais valorizada por seus moradores.
O bairro do Morumbi é nada mais nada menos que o resultado do loteamento de chácaras e pequenas fazendas, descendentes da Fazenda Morumbi, propriedade cultivadora de chá pertencente ao inglês John Rudge, introdutor do chá da Índia no Brasil.
Acompanhando o crescimento, o engenheiro Oscar Americano iniciou, em 1948, o processo de urbanização da área e o povoamento. Trouxe também para o bairro a sua linda arborização e implantação de praticamente todas as espécies da Flora Brasileira.
A mobilidade do bairro é tão excelente quanto sua infraestrutura.
No Morumbi, em questão de transporte público, há Estações de trem (Estação Morumbi - Linha 9-Esmeralda) e de metrô (São Paulo-Morumbi - Linha 4-Amarela), fora suas diversas linhas de ônibus que acessam os principais pontos da cidade.
O bairro possuí fácil acesso a Marginal Pinheiros, Avenida Giovanni Gronchi e até ao Aeroporto de Congonhas.
No âmbito do lazer o bairro oferece diversas opções.
Lá se encontra o luxuoso Shopping Cidade Jardim, Shopping Jardim Sul e os Parques ao ar livre Burle Max e Alfredo Volpi. Além do famoso Estádio Cícero Pompeu de Toledo.
A região é repleta de padarias, restaurantes muito bem avaliados, escolas e hospitais como o Albert Einstein e o São Luiz.
A edificação da atual sede do governo paulista foi construída em 1955 para ser a Universidade Fundação Conde Francisco Matarazzo, mas após a obra ser interrompida, o Governo do Estado assumiu o terreno.
Em 1964, o nome “Bandeirantes” foi dado em homenagem aos exploradores do período colonial.
O Palácio dos Bandeirantes tornou-se também um museu em 1977, com cerca de 4.000 itens históricos e artísticos da cultura nacional. Aberto de terça a domingo, a entrada é gratuita e acompanhada por educadores.
No bairro encontra-se a Casa de Vidro projetada por Lina Bo Bardi no início dos anos 50, um marco da arquitetura paulistana e uma das primeiras residências do distrito.
O jardim do imóvel modernista é um show a parte, com 7 mil m², planejado e plantado pela arquiteta.
Atualmente abriga o Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, que tem como objetivo promover a arquitetura, urbanismo e a arte popular nacional.
O instituto é aberto ao público de quinta a sábado com visitas guiadas.
O Parque Alfredo Volpi, também é um destaque do distrito. Fundado em 1977 e com 142 mil m², o parque tem pista de cooper, trilhas para caminhada, três lagos com uma nascente natural, área para piquenique, playgrounds, bicicletário e estacionamento.
A flora predominante é a mata atlântica e mais de 100 espécies da fauna brasileira podem ser encontradas no parque.
O nome do parque é em homenagem ao Alfredo Volpi, pintor ítalo-brasileiro, um dos artistas mais conceituados da segunda geração do modernismo. Suas obras são famosas pelas bandeirinhas e as casas agrupadas.
O Estádio Cícero Pompeu de Toledo é a casa do time São Paulo Futebol Clube e recebe diversos eventos esportivos e shows.
Inaugurado em 1960 e mais conhecido como o Morumbi, o estádio tem capacidade para mais de 72 mil pessoas, o Morumbi é o terceiro maior estádio brasileiro e o maior de São Paulo, além de ser o maior estádio particular do Brasil.
Para conhecer o calendário de eventos do local, acesse o site do SPFC.
Apesar de sua luxuosidade e crescimento, o bairro não tem um dos metros quadrados mais caros da cidade. Tanto em casa, quanto em apartamento, o metro quadrado da região varia de 6.000,00 mil a 7.500,00 mil reais.
Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail